terça-feira, 23 de outubro de 2012

Saiba por que outubro é o Mês Rosa

0 comentários

Câncer de mama – Outubro, o mês rosa


            O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo tudo. Apesar de ser muito mais comum nas mulheres, também atinge aos homens.
            Nas mulheres, 22% dos novos casos de câncer a cada ano, são de mama. Porém, se diagnosticado a tempo e tratado oportunamente, o pro gnóstico é relativamente bom.
            No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobre vida média após cinco anos é de 61%. 
            Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
            Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
            A estimativa de novos casos para o ano de 2012 chega ao número alarmante de mais de 52 mil. Em 2010, houveram 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres.
           
Fonte: Grupo de Combate a Câncer, Facebook




Pelotas


            Nossa cidade conta com várias clínicas particulares, que prestam bom atendimento aos pacientes com diversos tipos de câncer, inclusive nos serviço de radio e quimioterapia, internação e cirurgias.

            Para os pacientes que não possuem condições financeiras para se tratarem, uma ótima opção é o CERON – Centro de Radioterapia e Oncologia da Santa Casa de Pelotas. Na rua General Netto, 1725, telefone (53) 3272-2611. O Ceron oferece gratuitamente, consultas com ginecologistas altamente preparados e médicos especialistas no assunto. Ligue e saiba mais sobre os dias de marcações de consultas,agendamento e como funciona todo o serviço oferecido pelo Ceron.

            O Centro de Diagnóstico por Imagens da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, oferece ainda dois setores importantes para pacientes com suspeita ou mesmo diagnóstico de câncer. O setor de Radiologia, (53) 3284-4729 e o setor de Tomografia, Mamografia, Ultrassonografia e Ressonância, (53) 3284-4732.

            Mais informações, clique aqui e acesse o site da Santa Casa.




 Redes Sociais

 

            A exemplo dos outros anos em outubro, circulam campanhas pelas redes sociais a favor da prevenção do câncer de mama. Este ano, a campanha se baseia em uma onda de mensagens in off – aquelas particulares - compartilhadas apenas pelas mulheres, onde é divulgado o mês da campanha, o “Outubro Rosa” e sugere-se coloquem corações em seus perfis e no de mais 10 amigas, assim por diante.

            É preciso conscientizar as pessoas que o câncer de mama pode ser descoberto a qualquer tempo, e quanto mais cedo, melhor. Por isso, a melhor campanha é aquela que incentiva o auto-exame e a observação das mamas. Assim como visita periódica ao seu ginecologista de confiança e a mamografia anual obrigatória após os 40 anos.

            Abaixo, exemplos de observações que devem ser feitas por nós mulheres. Casos simples de serem percebidos e que podem, com certeza, ser o diferencial da futura cura.



Ana Paula Dias


Postar um comentário